Tenho visitado vários empresários e uma maioria deles fala que não tem tempo para se divertir, para passear com a família, para os filhos para os amigos, para cuidar da saúde e até das questões financeiras.
Realmente neste mundo, onde precisamos correr pra ficar parado no mesmo lugar, com toda a tecnologia existente e todo o conhecimento a disposição do ser humano, mesmo assim, não conseguimos gerenciar adequadamente o nosso tempo.
Noutro dia escrevi um artigo sobre os níveis de planejamento e o gerenciamento do tempo é nada mais nada menos que o planejamento de curto prazo. É aquele que ocupa um espaço entre horas do dia e até 1 mês.
Precisamos de 3 características importantes para realmente sermos donos do nosso tempo, ou ao menos, termos o comando das ações que ocuparão o nosso dia a dia. São elas coragem, disciplina e comprometimento.
Outro dia estava em visita a um cliente e quando solicitei o material que ele deveria me entregar, de pronto veio a resposta:
– Falhei contigo! É que a semana foi tão corrida que nem tive tempo de pensar neste assunto.
Naquela semana ele postou no Facebook várias fotos do jogo de futebol e do churrasco com os amigos e no final de semana estava na praia com a família (não podemos mais mentir por que o Facebook nos entrega). A resposta não dita por ele, porque ele não teve coragem para assumir que errou, deveria ter falado:
– Me perdoa! Como eu não anotei, esqueci deste compromisso.
Já faziam 3 semanas que tínhamos feito um compromisso e ele tenta justificar que não fez por que estava cheio de trabalho. Faltou coragem para assumir que errou, aliás como qualquer ser humano.
Algum tempo atrás encontrei um aluno de um dos nossos cursos que ao menos 8 anos não o via. Na conversa ele me disse: Sabe o que mais marcou no treinamento? A disciplina que eu adquiri em relação as minhas finanças. E eu explico, disse ele: Você comentou que se guardássemos todos os dias aqueles centavos que gastamos em supérfluos, sem pensar. Ao final de 30 anos poderíamos ter uma boa poupança.
Ele me disse que já a mais de 8 anos todos os dias ele visita o banco e deposita alguns trocados que economizou naquele dia.
Ele disse que hoje se desejasse comprar um carro novo poderia comprar a vista, mas que o dinheiro é para aposentadoria.
Porque ele faz isso? Como ele consegue? Simples, ele sabe qual vai ser a recompensa e ele a quer muito. A disciplina é quem vai manter ele fixo no que ele deseja. É a disciplina que nos mantem fixos nos objetivos que temos, sejam eles guardar dinheiro, fazer regime, estudar e etc.
No filme “Os Vingadores 1” o personagem de Tony Starke consegue destruir o inimigo quando atravessa um portal e leva uma bomba até o outro lado na nave inimiga.
No filme “O Livro de Eli” o personagem de Denzel Washington protege um livro com sua vida, para que não caia nas mãos de um maníaco.
Algum tempo atrás, ví uma matéria no Jornal Nacional sobre o filho de Tony Blair, primeiro Ministro da Inglaterra. Ele foi pego embriagado e dirigindo saindo de uma boate de madrugada. Foi levado pra a delegacia. Tony Blair foi a delegacia pagou a fiança e convocou uma coletiva de imprensa para pedir desculpas a população pelo ato do filho.
Estes exemplos mostram que para estar comprometido com algo, você precisa estar disposto a dar tua vida por esse algo, você precisa ter fé incondicional no seu objetivo e você precisa ter respeito por seus propósitos.
Estar comprometido é estar obrigado a expor-se a riscos, expor-se as consequências é o que se chama de garantia moral. É disponibilizar-se a enfrentar qualquer situação em benefício do compromisso assumido.
E aqui é onde voltamos a falar das pessoas que não se comprometem com aquilo que falam. O que percebemos é que as pessoas não tem coragem para dizer “não tenho interesse”, não tem disciplina para anotar e lembrar dos compromissos assumidos, e quando o fazem deixam correr como se não tivesse nenhum problema esquecer, ou seja, lhes falta comprometimento.
Gestão do tempo…. BESTEIRA!!!! Grandes empresários são tão comprometidos com o seu tempo que contratam uma pessoa especificamente para controlar a sua agenda. Pessoas comprometidas não se deixam levar pelas falhas da memória, elas geralmente tem agenda e a usam.
Em resumo, a questão não é se você tem ferramentas para lhe ajudar a administrar seu tempo. Isso nós sabemos que estão disponíveis (agendas, tabletes, bloco de anotações, secretária etc) a questão é se você tem atitude para ser o GENERAL do seu tempo.
Pense nisso quando for assumir um compromisso qualquer.