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Como tornar-se um profissional disputado no mercado

O sucesso das organizações no mundo competitivo de hoje, onde tecnologia, recursos materiais e financeiros precisam ser administrados de forma inteligente e eficaz, está intimamente relacionado com uma perfeita sincronicidade entre indivíduo, a função que ele desempenha e a identidade de cada organização.

São as pessoas, seres de inteligência, que vivificam e norteiam qualquer organização, com seus conhecimentos, habilidades, entusiasmo, iniciativa e possibilitam a geração de riquezas, o aumento da produtividade e a qualidade no atendimento ao cliente.

A administração das pessoas não é uma tarefa simples, demanda tempo, paciência, capacidade para aconselhamento, perspicácia e sensibilidade no trato com os indivíduos. Para alguns empresários, esta função representa cerca de 50% do seu tempo. Considerando que os executivos, empresários e lideres muitas vezes acumulam atividades administrativas, financeiras, comerciais e de marketing, podemos concluir que lhes faltará tempo e dedicação para a dimensão humana na sua empresa.

Diante deste impasse é necessário que se contrate profissionais adequados e que se responsabilizem por todas estas atividades. Mas como identificar estes profissionais? E como prepara-los para este mercado tão exigente?

Há 2 tipos de pessoas que não interessam a uma empresa: as que não fazem o que se manda e as que só fazem o que se manda” Henry Ford – Industrial americano (1863 – 1947)

Várias são as formas de se conceituar “competência”, normalmente estão relacionadas com a capacidade de atingir objetivos e resultados ou ainda com a capacidade de competir, mas na prática não é bem assim.

O entendimento universal tem apresentado o seguinte padrão:

Competência é igual ao resultado em relação ao tempo considerando os recursos utilizados.” (Desconhecido)

Nesta forma de pensar, não importa se você é capaz de atingir um resultado, importa é quanto tempo levou para atingir o resultado e quanto recurso utilizou para conseguir o resultado.

Diante da velocidade com que o tempo, as relações pessoais e comerciais e até os meios que utilizamos se modificam a competência mais procurada, nestes dias atuais, é a capacidade administrar eficazmente o nosso tempo. Afinal o tempo é igual para todos e a diferença está em conseguir mais, em menos tempo e com menor investimento.

Outro entendimento que tem continuamente aparecido nas rodas empresariais é o conceito de Metacompetência.

Então vale as perguntas:

O que é um indivíduo competente? … É aquele que faz o que se espera dele.

O que é um indivíduo incompetente? … É aquele que não faz ou faz menos do que se espera dele.

O que é um indivíduo metacompetente? É aquele que faz mais do que se espera dele. Este é o indivíduo que o mundo dos negócios quer hoje. Ele está além da competência.

O entendimento desse conceito é a grande chave para o desenvolvimento profissional do executivo moderno. Ou seja, Metacompetência é a soma das nossas competências essenciais mais a soma das nossas competências adicionais. Sendo, competências essenciais aquelas consideradas mínimas para executar uma determinada tarefa com eficiência e eficácia e competências adicionais aquelas que ajudam, complementam e tornam determinada tarefa mais fácil de ser alcançada.

Por exemplo: Qual a competência essencial do Guga? Jogar Tênis. E quais as competências adicionais? Ter força muscular, ter mais fôlego, muita resistência física, mais capacidade de concentração. Treinando na quadra ele melhora a forma de jogar (competência essencial), mas para desenvolver as competências adicionais precisa treinar musculação, corrida, alongamento, ioga etc.

Outro exemplo: Qual a competência essencial de um médico? Diagnóstico e tratamento. É isso que ele aprendeu na faculdade, mas quando ele vai abrir sua clínica, percebe que tem de entender sobre administração geral, finanças, informática, planejamento estratégico, gestão de pessoas etc. Estas são as competências adicionais.

Então faça o seguinte exercício: Quais são as competências essenciais para você exercer seu trabalho com eficácia e eficiência hoje? E quais são as competências adicionais, aquelas que se você desenvolver, vão te ajudar a ser ainda melhor.

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