A grande maioria dos profissionais engajados em determinada posição na empresa sonha em ser promovido para uma posição mais elevada. Geralmente uma promoção também resulta em melhoria salarial, bônus e porque não dizer “status”.
Muitos destes profissionais quando se disponibilizam para determinada vaga, acreditam que os primeiros meses na nova função, será uma espécie de teste. No entanto, é justamente ao contrário, você só será escolhido para a vaga se você já agir no seu dia a dia como se a escolha obvia e apenas a comprovação dos seus esforços.
Infelizmente, alguns ainda dizem que se forem escolhidos para a promoção, vão se dedicar mais para a empresa, vão estudar mais, vão se preparar para todos os desafios da vaga, vão desenvolver novas habilidades de liderança e principalmente vão melhorar seus relacionamentos.
Não é isso que se espera.
Os profissionais de RH são especialistas em identificar se você apenas quer uma oportunidade para ser testado ou se você está realmente preparado para a nova função.
Ser o escolhido, assumir o novo cargo e se adaptar as novas tarefas é só uma consequência. Porque o que você faz? Como faz? Suas atitudes e seu comportamento são observados dia a dia ao logo da sua permanência na empresa. Algumas empresas até espiam suas redes sociais para conhecer um pouco mais dos seus hábitos.
Ou seja, você nunca será promovido para ser testado, você será promovido porque já age como se a vaga fosse sua. E não importa aqui se é uma posição de liderança, gerencial ou mesmo técnica, o que importa é se você já completou os pré-requisitos da vaga antes mesmo dela aparecer.
Lembre-se que a questão técnica é primordial para algumas vagas, mas algumas meta-competências comportamentais vão fazer toda a diferença em qualquer processo seletivo. E não é uma questão de ter a competência, mas demostrar em seu dia a dia as competências comportamentais como sendo parte de você.
Você vai interagir com superiores, com seus pares, com sua equipe e com os clientes por isso precisa ter habilidade superior em liderança, gerenciamento de conflitos, motivação, venda de ideias dentre outras.
Por outro lado, tem ainda aqueles profissionais que esperam a empresa patrocinar suas formações. É bom, ajuda muito financeiramente, e é melhor investir em alguém da casa do que não investir e ele ficar sem a preparação necessária.
E por fim, poucas são as empresas que disponibilizam programas de treinamento de alta performance e que lhe permita desenvolver estas habilidades tão requisitadas nos dias atuais.
Se a tua empresa faz isso? Aproveite
Se não faz, faça você mesmo por sua conta, porque disso pode depender sua promoção, carreira e sua empregabilidade
Estamos num momento impar em nossa história, e muitas pessoas procurando trabalho que facilmente alguém com mais habilidades, experiência, conhecimento aceite atuar no seu lugar ganhando metade do que você ganha. Não se engane….
Não espere que sua empresa seja a responsável por sua carreira. Este é o momento de você agir, de você fazer mais, você aumentar sua empregabilidade, e assim o seu passe profissional ser mais valorizado.
Fica dica: Escreva sua história com as suas próprias mãos.
Porque é dai que surge o seu legado!